Ajustando VAZ-2112 (Lada 112). | 📚História Automotiva [📚📷🎧📻]
📟Psyndora Chillout
Ajustando VAZ-2112: Via Láctea não é para crianças.O mais importante nesta história é o modelo do carro tomado como base. Você costuma encontrar postura e HellaFlush baseados no VAZ-2112? Aqui estamos nós - pela primeira vez. Talvez este carro, senão o único, seja um dos poucos do gênero!Sonhos escolares se tornam realidade.Quando Vladimir ainda estava na escola, a revista “Car Tuning” estava apenas começando a ser publicada, e os meninos olhavam constantemente as fotos, sonhando que “eu também terei uma assim”. Mais tarde, em 2006, quando surgiu a oportunidade de comprar um “carro de menino”, ele escolheu entre o VAZ-2108 e o VAZ-2112. Por acaso, um conhecido de um vizinho estava vendendo apenas “duas peças”. Vova foi ver o carro, gostou de tudo e dois dias depois comprou seu primeiro carro. E ele imediatamente começou a dar vida a todas as suas fantasias. Primeiro, estavam na moda naquela época rodas forjadas brancas, molas encurtadas e amortecedores Plaza Sport igualmente na moda, depois foi hora de refinar o motor e a caixa de câmbio. A sintonia é uma coisa constante; como você sabe, não pode acabar. E naquele momento, quando tudo em seu VAZ começou a parecer banal para Vladimir, ele decidiu... não vender o carro, mas seguir em frente.Segundo vento.
Ele queria construir um “veículo de duas rodas” realmente baixo e definitivamente com 17 rodas. Encontrei, como pensei então, 17 “pistas de patinação” adequadas e as instalei (e eram estreitas). O carro subiu naturalmente e ficou óbvio que faltava rebaixamento e largura. As medições e cálculos da suspensão começaram. Vladimir percebeu que mesmo os amortecedores mais curtos que viu à venda não eram suficientes para conseguir um bom rebaixamento. Depois de estudar mais detalhadamente as informações na internet, conheceu a suspensão Custom Samara, conversou com o próprio mestre, Artem Metra, explicou-lhe que tipo de resultado queria ver, e depois de algum tempo as escoras acabadas já estavam nas mãos de Vova. Então começou a busca por rodas largas. As rodas Keskin KR1 chamaram a atenção pelo seu design, e foram encontradas até em Moscou, e por um preço muito bom.
Antes mesmo de iniciar a busca por suspensão e “chinelos”, Vladimir já havia pensado bem em como seria seu carro. Depois de navegar em sites estrangeiros, ele decidiu fazer o VAZ-2112 na direção do HellaFlush, cujas características distintivas são rodas largas e pneus de baixo perfil que ficam literalmente esticados sobre a roda. Em geral, a questão é que o arco fique o mais próximo possível da roda, quanto mais próximo, mais íngreme, os pneus “como uma casa”, e tudo isso precisa ser “temperado” com rebaixamento e curvatura decente.
No entanto, os carros “gêmeos” adquiridos por Keskin não cabiam nos arcos padrão. Não restou nada além de serrar as asas, o que Vladimir fez. Deixando tudo em “rascunho”, ele imediatamente instalou novas rodas e suspensão, ajustou, fez um test drive e percebeu que mesmo em estrada plana o chassi auxiliar às vezes gruda no asfalto. Agora o problema tinha que ser resolvido. Para mover-se normalmente com tal abaixamento, foi necessário levantar o chassi auxiliar, e para isso foi necessário levantar o motor. Em princípio, não há nada complicado neste procedimento: calculei a altura em que o motor pode ser movido e digeri todos os suportes de montagem do motor e da caixa de câmbio. Como resultado, a elevação foi de 5 centímetros e o chassi auxiliar foi movido na mesma proporção. Aliás, em relação a isso, todos tiveram que fazer um furo na blindagem do motor para o balancim do câmbio. Outro problema era que os acionamentos da junta homocinética apoiavam-se nas longarinas. Vova cortou as longarinas, abriu-as e reforçou-as por dentro; as “janelas” nas longarinas ficaram em torno de 5 a 7 cm.
Tendo finalmente levantado o motor, o entusiasmado proprietário do VAZ encontrou outra dificuldade: o capô parou de fechar, pois o receptor e o gargalo de enchimento de óleo estavam agora no caminho. Depois de pensar um pouco, Vladimir pegou o receptor turbo (é menor e está localizado na frente do motor) e deu o gargalo de enchimento de óleo para seus amigos baixarem (ele não poderia fazer isso sozinho, pois era necessário argônio). Depois de instalar as peças convertidas, o capô fechou!
Paralelamente a isso, estavam em andamento trabalhos na suspensão traseira, onde tudo era muito mais simples. Com a ajuda de placas especiais personalizadas que movem o cubo para cima (são aparafusadas na viga e o próprio cubo é aparafusado nelas), consegue-se o efeito visual de rebaixamento do carro. Acabou sendo menos 9 centímetros e uma curvatura de 5 graus. A Vova instalou molas da Niva, por serem mais rígidas que as molas “clássicas” e “Samara”, e o objetivo é reduzir ao máximo o curso da suspensão para encaixar os discos nos arcos o mais próximo possível. Os batentes de poliuretano são instalados nos amortecedores para obter uma rigidez ainda maior.
Depois disso, o proprietário começou a movimentar o tanque de gasolina, pois com um eufemismo tão forte ele poderia simplesmente ser furado ou apagado. O tanque padrão teve que ser substituído por um pequeno retangular (adicional da UAZ), que cabia no porta-malas no nicho do estepe. Tubos de cobre agora vão do tanque de gasolina até o motor e por toda a cabine - novamente, para não esfregá-los no asfalto.
Em seguida, foi a vez do sistema de freio. A frente agora conta com 15 discos de freio Alnas e pinças Volga (para os modelos 3102, 3110, 31105 e até Gazelle), e placas frontais foram usadas para colocá-los no punho VAZ. Na traseira estão os 13º discos de freio e pinças de um VAZ-2109, também instalados através de placas frontais. Tubos de freio também foram instalados em toda a cabine, e um freio de mão hidráulico Kreatech foi adicionado ao sistema de freios.
Então Vladimir soldou um novo sistema de escapamento: pegou um “Spider” “Subaru-sound” (gosto do som), e depois soldou a rota, escondendo-a o máximo possível no túnel do chão. Peguei o ressonador e o silenciador de 4 estrelas. Ao mesmo tempo, conseguimos comprar todos os assentos do Mitsubishi Lancer 9 praticamente de graça. Depois de refazer os suportes de montagem, eles cabem como originais, então o interior do VAZ-2112 foi atualizado.
E só agora, depois de todos os ajustes e ajustes, Vladimir começou a finalizar os arcos. Pensei muito no que fazer e um dia, parado no trânsito, notei os arcos traseiros da rota Gazelle - ele gostou do formato. Uma ida ao mercado automobilístico resultou na compra de um kit de reparo para os arcos do Gazelle e sua instalação nos para-lamas traseiros do Doze. Claro que tivemos que serrar, ajustar e aparar, mas vocês podem ver o resultado nas fotos: os arcos e os aros com pneus ficam muito próximos uns dos outros.
Na frente, tudo ficou mais simples: conseguimos encontrar para-lamas de um cupê VAZ-2112, e eles vêm de fábrica com arcos soprados. Porém, como o carro é baixo e tem rodas 17, elas não caberiam sem modificações. Foi necessário levantar os próprios arcos nas asas. Vova escolheu a opção de serrar os arcos das asas compradas e soldá-los nas suas próprias. Ele também moveu a placa para a tampa do porta-malas, soldando um nicho para o número no para-choque, e instalou um spoiler antigo, dando um toque especial ao carro. Depois de tudo isso, o carro foi repintado na cor original da Via Láctea. Daí o apelido de “gêmeos” - Via Láctea.
É hora de seguir em frente.O mais notável é que, depois de montar o carro e atingir o objetivo, Vladimir... perdeu o interesse no projeto! Ele diz que é fascinado pelo próprio processo de design, então decidiu comprar outra coisa para realizar suas novas fantasias e vendeu as “duas peças” para seu amigo Dmitry. Dima, aliás, já fez as primeiras modificações no carro - trocou os aros pelos espetaculares SSR Professor SP1. Portanto, esta é uma história contínua.
Lista de melhorias:MOTOR.
• Motor elevado 5 cm.
• Suportes adicionais.
• Turborreceptor.
• Sistema de escapamento: "Spider" "Subaru-sound", ressonador e silenciador 4 estrelas, tudo está escondido no túnel.TRANSMISSÃO
• A caixa de velocidades é elevada em 5 cm.SUSPENSÃO
• Parafusos frontais Custom Samara.
• AL apoia ART-Racing.
• Subquadro Autoproduto.
• Espaçadores adaptadores de 50 mm para alargar a pista.
• Parafusos traseiros Custom Samara.
• Nascentes de Niva
• Placas especiais para rebaixamento (placas de queda): – 9 cm, curvatura 5 graus.FREIOS.
• Pinças dianteiras da Volga.
• 15º Discos de freio Alnas.
• Pinças traseiras do VAZ-2109.
• 13º Discos de freio
• Freio de mão hidráulico Kreatech.INTERIOR
• Todos os assentos do Mitsubishi Lancer 9
• Tanque de gasolina da UAZ, movido para o porta-malas.
• A bateria foi movida para o porta-malas.EXTERIOR.
• Arco personalizado.
• O número traseiro foi movido para a tampa do porta-malas.
• Spoiler de estilo antigo.
• O nicho para o número traseiro no para-choque foi removido.
• Pintura na cor “Via Láctea”RODAS E PNEUS
• Rodas 17 SSR Professor SP1 8j dianteira, 9j traseira.
• Pneus Nankang NS2, dianteiro 165/40/17, traseiro 185/35/17.