Heico Sportiv S80 T6 High Performance Concept (2007). | 📚História Automotiva [📚📷🎧📻]
📟Psyndora Chillout
As luzes de Las Vegas refletem perfeitamente na brilhante pintura de alumínio do Heico Sportiv S80 T6 High Performance Concept (HPC). Sendo exibido pela primeira vez na América do Norte na feira de negócios Specialty Equipment Market Association de 2007 em Las Vegas, NV, o S80 T6 HPC é um reflexo literal de potência, sofisticação e capacidade atlética, como pode ser visto em sua exclusiva pintura de carroceria de 7 camadas "efeito alumínio". Mas o S80 T6 HPC é mais do que apenas um rosto bonito. É um verdadeiro exemplo de que um sedã de luxo potente também pode ser sensível ao meio ambiente.
"A Heico Sportiv tem a honra de trabalhar mais uma vez com a Volvo Cars para construir o emocionante S80 T6 HPC para o SEMA deste ano", disse Holger Hedtke, presidente da Heico. O show de 2007 marca o segundo ano em que a Heico Sportiv faz parceria com a Volvo Cars para criar um conceito SEMA. Este ano, a Heico mostra sua coragem com o S80 T6 HPC e o C30 Surf Pattern (veja o release separado). "O S80 T6 HPC é realmente onde colocamos todos os nossos esforços este ano", continuou Hedtke, "É o nosso conceito mais avançado até o momento e é um do qual a Heico está extremamente orgulhosa."
Mas chegar a Las Vegas não foi fácil. O projeto começou quando a cortina caiu no show SEMA do ano passado. Atrás de portas fechadas, os executivos da Heico se sentaram para colocar no papel o conceito de 2007. O resultado é um Volvo S80 T6 que foi ajustado para incríveis 350 cavalos de potência enquanto funcionava com combustível bioetanol.
Quando o S80 chegou à loja da Heico em Weiterstadt, Alemanha, no início de 2007, Holger e sua equipe sabiam que teriam muito trabalho pela frente. O S80 começou com um motor de seis cilindros em linha de 3,2 litros e tração dianteira porque a produção ainda não havia começado no Volvo S80 T6, que tem tração integral padrão. Um novo motor T6 foi entregue da Suécia e o trabalho começou a sério.
Desempenho:A primeira ordem do dia era fazer um aumento significativo na potência. O motor Volvo T6 padrão produz 281 cavalos de potência, o que é suficiente para mover o S80 com facilidade espirituosa. Mas este é um conceito SEMA e um aumento significativo na potência e torque eram uma necessidade. Depois que o motor foi modificado para funcionar com E85 etenol, a Heico voltou sua atenção para maximizar a potência com software de motor de alto desempenho, um novo intercooler e um sistema de escapamento de corrida de aço inoxidável. Os resultados finais foram impressionantes: 350 cavalos de potência a 5.500 rpm e 405 lb.-ft. de torque entre 1.500 e 4.000 rpm. Estima-se que o Heico S80 T6 HPC alcance 62 mph em apenas 5,8 segundos.
Mas levar essa potência ao solo exigiu muito trabalho. Como o S80 3.2 padrão é um carro com tração dianteira, foi determinado que para realmente explorar o potencial do veículo, era necessária a tração nas quatro rodas. Entre no renomado sistema Haldex All-Wheel-Drive da Volvo com Instant Traction.O sistema direciona continuamente a potência para a roda com mais tração e a Heico o modificou com engrenagens mais robustas para lidar com a enorme quantidade de torque.A potência de parada é fornecida por um sistema de freios de 6 pistões com pinças personalizadas pintadas de azul e pastilhas de freio de alto desempenho. Os sistemas de distribuição eletrônica de freios e ABS da Volvo estão funcionando perfeitamente. Grandes freios a disco de 13,9 polegadas residem em rodas de liga leve forjadas personalizadas medindo 9 polegadas de largura e 20 polegadas de diâmetro. As rodas Volution X especialmente desenvolvidas são envoltas em pneus agressivos 255/30R-20 Continental.O Heico S80 T6 HPC roda em um chassi que é 1,5 polegada mais baixo do que a altura de rodagem definida pela Volvo e a suspensão ajustada para esporte apresenta molas e suportes mais firmes em todos os quatro cantos. "Nosso objetivo era ajustar todos os componentes para obter uma viagem dinâmica, mas harmoniosa. Em outras palavras, uma verdadeira experiência de carro esportivo sem perder o toque luxuoso e confortável que é a marca registrada do Volvo S80", observou Hedtke.
Interior:Os comentários de Hedtke sobre a viagem e o manuseio do S80 T6 HPC se traduzem diretamente no interior do carro. "Era importante comunicar a intenção deste carro como um verdadeiro carro esportivo, mas que também fosse luxuoso e confortável", disse Hedtke. Começando pelo inovador console central padrão do S80, os designers de interiores da Heico decidiram varrer o arco por todo o comprimento do interior, criando quatro assentos esportivos tipo concha. Os tronos fortemente reforçados são separados pelo console que é envolto em impressionante fibra de carbono de alumínio prateado.Em homenagem ao uso do azul pela Volvo em seu logotipo, quase todas as superfícies que não são de alumínio são revestidas em couro Mystic Blue macio, incluindo o forro do teto, o painel de instrumentos e os painéis das portas. Os bancos traseiros foram completamente redesenhados para acomodar o console central e os bancos dianteiros têm reforços laterais e nas coxas mais grossos. Controles totalmente integrados para o sistema de entretenimento do banco traseiro, porta-copos e compartimentos de armazenamento são encontrados abaixo do console central "flutuante" de alumínio brilhante. Os painéis de acabamento interno e os detalhes são banhados em carbono prateado.O motorista do S80 T6 HPC encontrará um volante esportivo espesso e confortável para liberar a potência do veículo. Os pedais esportivos, o apoio para os pés e os pinos das portas são todos formados em alumínio billet. O toque final são os painéis brilhantes das soleiras das portas em Mystic Blue.
ExteriorRefinado, elegante e estiloso são todas as palavras que foram usadas para descrever o Volvo S80. Com a atenção da Heico ao exterior do carro, palavras como poderoso, imponente e dominância também podem ser proferidas quando o carro faz sua estreia norte-americana na SEMA."Nosso objetivo era pegar o design elegante da Volvo para o S80 e fazê-lo realmente se destacar no show deste ano", disse Hedtke, "Isso não é algo fácil de fazer em Las Vegas, mas todos que veem o carro concordam que ele é realmente impressionante."O que primeiro salta à atenção do espectador é o impressionante esquema de pintura "efeito metal". Sete camadas foram aplicadas em um período de duas semanas e o processo não permite refilmagens ou retoques, tornando o Heico S80 T6 HPC verdadeiramente inspirador. "Esperamos que os presentes no SEMA passem pelo estande da Volvo para dar uma olhada neste carro", comentou Hedtke. "Como há tantos trabalhos de pintura personalizados feitos por artistas realmente talentosos de todo o mundo representados em Las Vegas, sentimos que o S80 T6 HPC será realmente apreciado."Quase todos os painéis do Heico S80 T6 HPC foram refeitos. O clipe frontal do S80 foi substituído por um nariz mais agressivo que incorpora indicadores de direção de LED ultrafinos, um defletor de ar frontal mais profundo e túneis de admissão largos para melhor fluxo de ar no intercooler e nos freios.O novo nariz macio se mistura perfeitamente aos arcos de roda agressivos que abraçam firmemente as rodas e pneus personalizados de 20 polegadas. Soleiras laterais profundas abaixo das portas emprestam a postura agressiva do veículo e auxiliam na aerodinâmica. Uma capa de para-choque traseiro completamente nova apresenta portas de escape retangulares e finas e inserções de fibra de carbono.